No início do ano, muitas pessoas decidem dar uma atenção especial à saúde. Ir à academia e se alimentar melhor são duas das metas mais comuns nesse período. Mas cuidar da saúde pode ter um impacto muito maior, repercutindo até em sua performance profissional. 

 

Por isso, decidi iniciar 2020 falando sobre a importância da saúde em todas as áreas da vida, especialmente em sua relação com o trabalho. Leia mais e comece o ano com mais produtividade!

 

Por que cuidar da saúde?

Essa pode parecer uma pergunta desnecessária, mas existem milhões de pessoas que simplesmente não ligam para cuidar de si mesmas. 

 

Vivem uma vida completamente voltada ao trabalho, ignorando o fato de que um dos fatores que pode comprometer o próprio desempenho profissional é a saúde. 

 

Horas incessantes de trabalho, alimentação desregrada, falta de acompanhamento médico, incapacidade de manter uma rotina de exercícios físicos e, ainda, a ausência de Inteligência Emocional

 

Além de contribuir para pessoas cada vez mais doentes, fatigadas e acima do peso, essas são atitudes que, a longo prazo, acabam com a saúde psicológica de qualquer um. E, por isso, síndrome de burnout, ansiedade e depressão, são crescentes.

 

Então, cuidar da saúde deixa de ser simplesmente uma questão banal como “estar em forma para o verão 2021” e se torna uma preocupação direta com a sua entrega profissional

 

Afinal, sem saúde, você se torna incapaz de ser sua melhor versão e, no pior dos casos, fica incapacitado até mesmo de trabalhar. 

 

Saúde e performance profissional

Muitas pessoas acreditam que ter performance no trabalho é sinônimo de trabalhar incansavelmente, abrindo mão de suas vidas pessoais e vivendo exclusivamente para a empresa. 

 

São pessoas que acham que ser considerado um “workaholic” é um elogio. Mas performance não tem nada a ver com isso. Muito pelo contrário!

 

Pessoas que não sabem equilibrar sua vida pessoal e profissional apresentam claros de exaustão e estresse, desgastes de uma mente que raramente consegue se desligar do trabalho. Pessoas assim não tem tempo para investir em sua própria saúde, família e amigos.   

 

Dessa forma, a longo prazo, passam a faltar mais, ou aparecem na empresa sem as menores condições de exercerem seu trabalho. A qualidade de vida fica comprometida e uma performance exemplar torna-se baixa aos poucos. 

 

Então, performance tem tudo a ver com saúde e o que quero que entenda é que não estou falando apenas de “não estar doente”, mas sim de estar bem com você mesmo!

 

Como cuidar da saúde e melhorar a performance?

Então, fica clara a tamanha importância de cuidar da saúde para sua felicidade, motivação e performance. Agora, quero te dar 5 passos para você começar esse ano colocando sua saúde em foco:

 

1º:  Faça check-ups periódicos

A coisa mais óbvia ao se pensar em saúde é procurar um médico. Muitas pessoas evitam ao máximo fazerem check-ups, mas estar com todos os exames em dia é fundamental para ter certeza de que tudo vai bem.

 

2º: Tenha boas horas de sono

O sono é o momento em que seu corpo se reenergiza e processa todos os aprendizados do dia. Pessoas que não dormem bem, têm sua saúde física e mental comprometidas. Por isso, uma boa noite de sono não deve ser um luxo, mas sim uma meta.

 

3º: Exercite-se

Quando falo sobre exercícios físicos, vejo muitas pessoas com barreiras só de pensarem em ir à academia. Nesse momento, quero que entenda que o começo é sempre mais difícil. Comece aos poucos, fazendo uma caminhada, ou descubra uma atividade que te faça bem

 

4º: Tenha uma alimentação saudável

De nada adianta seguir todos os passos acima se você vive se alimentando da pior forma. Se alimentar bem é mais um passo para que seu organismo trabalhe com seu máximo potencial. O alimento é o seu combustível, então selecione bem o que você ingere.

 

5º: Cuide da sua mente

Nossa mente tem tudo a ver com nossa saúde. Quando estamos ansiosos ou tensos, ficamos muito mais suscetíveis a doenças como depressão, síndrome do pânico, síndrome de burnout, entre outras. Por isso, dedique um tempo para si!

 

Comece a nova década com alta performance!

Esses são alguns passos simples e significativos para você levar uma vida com mais saúde e performance. Com eles, você estará mais equilibrado, podendo dedicar a sua energia com mais eficácia em todas as áreas da vida.  

 

Então, espero que cuidar da sua saúde seja uma das prioridades de seu 2020. Afinal, vimos que isso impacta diversas áreas e, especialmente, sua carreira profissional. 

 

Se você tem a meta de se desenvolver e se tornar um profissional de alta performance, recomendo que leia o E-book Seja um profissional de Alta Performance para começar o ano com atitude.

 

E conte comigo na sua jornada para a alta performance!

 

Abraços, 

 

Paulo Alvarenga (P.A.)

#AtitudeQueTeMove