Hoje, muito se fala sobre Alta Performance e sobre o que é preciso “ter” para se alcançar o sucesso, seja ele profissional ou pessoal.

Mas, se eu lhe perguntasse quais são as maiores características das pessoas de sucesso, ou, o que todas elas têm em comum, você saberia me dizer?

O que eu percebi durante muitos anos de estudos é que qualquer pessoa, seja eu ou você, deseja alcançar o sucesso, mas o que poucas sabem, é que para atingir definitivamente a Alta Performance é preciso encontrar equilíbrio entre as 8 áreas da vida.

Se você quer aprender o que diferencia as pessoas de sucesso das demais, descobrir o que é Alta Performance e como atingi-la, te convido a refletir comigo e ler o artigo de hoje.

Vou lhe mostrar como todos nós temos potencial e podemos nos tornar pessoas de Alta Performance.

Boa leitura!

O que é Alta Performance?

Eu costumo dizer que, o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário. A gente tem que trabalhar muito para alcançar os nossos objetivos..

Alta Performance tem muito a ver com a maneira com a qual você persegue seus objetivos, as suas atitudes frente aos seus sonhos, intenções, propósitos e metas.

Alta Performance é Atitude, #Atitude que te move para realizar tudo em sua vida.

Todas as pessoas de performance, são pessoas altamente motivadas, que estão sempre dispostas a serem cada vez mais versões melhores de si mesmas, buscando objetivos também maiores.

E todas essas pessoas têm características em comum, atributos que as permitem chegar ao lugar que desejam.

E o que as pessoas de sucesso têm em comum?

Eu tive grandes experiências em minha vida, alguns conflitos, fracassos e vitórias também, e hoje, posso dizer que vivo em Alta Performance.

Mas, até quando se vive em Alta Performance, é preciso ter um olhar de evolução constante, não podemos nos manter paralisados ou estagnados.

E, quando paro para refletir o que fiz para chegar até esse lugar, e o que diferencia essas pessoas das demais, me deparo com um lugar comum em que todas essas pessoas de sucesso também conseguiram chegar.

E é isso que quero dividir com vocês, seja para alcançar sucesso pessoal ou profissional. E a resposta para essa pergunta é simples: Inteligência Emocional!

A Inteligência Emocional é umas das 10 competências essenciais para os profissionais de sucesso no futuro, segundo dados do Fórum Mundial de Economia.

E é exatamente a partir dessa habilidade que você pode alcançar a Alta Performance e atingir as mudanças necessárias para viver os seus propósitos.

Dessa forma, é possível afirmar que pessoas bem-sucedidas são capazes de utilizar a Inteligência Emocional para equilibrar a performance nas 8 áreas da vida.

Como equilibrar as 8 áreas da vida?

Aumento salarial, viajar o mundo, terminar a faculdade, abrir o seu negócio, ter saúde física, constituir a família que deseja, todos nós temos muitas metas que sonhamos realizar em todas as áreas da vida..

E quais são os desafios que você enfrenta todos os dias que tem te impedido de alcançar os seus sonhos? Quais são as suas maiores distrações? O que está disposto a fazer?

Uma coisa é certa: seus objetivos podem ser alcançados e, você pode ter Alta Performance, mas, para isso precisa ter consciência de que cada área é muito importante para o todo e merece um olhar profundo.

Quando sabemos onde estão os nossos gaps e pontos fracos, onde podemos melhorar, qual área caminha bem, fica mais fácil direcionar a nossa atenção e não gastar energia à toa.

Você precisa entender, primeiramente, que nada adianta ter sucesso profissional, por exemplo, e ter um péssimo relacionamento com a família e os filhos, ou, uma saúde debilitada.

Todas as áreas precisam estar em equilíbrio e harmonia para se ter uma vida de Alta Performance. É exatamente isso que une todos os profissionais de sucesso e, por essa razão, é tão relevante cuidar bem de cada uma delas:

Saúde e bem-estar

Você tem disposição e vitalidade em seu dia a dia? Vai anualmente ao médico para fazer check ups? Está em sua melhor forma física? Você pratica o autocuidado?

Dedica tempo para cuidar do bem mais precioso que existe: você mesmo? Garantir saúde e bem-estar é garantir que você terá condições para buscar todos os seus objetivos.

A dimensão física é a base para você alcançar o sucesso e a Alta Performance em todas as outras áreas da sua vida, pois sem saúde você não conseguirá aproveitar nada do que a vida te oferecer.

Relacionamento íntimo

Quão feliz você se sente hoje em relação aos seus relacionamentos íntimos: casamento ou namoro? Você se sente emocionalmente equilibrado? Tem uma relação saudável?

A qualidade em nossos relacionamentos íntimos têm grande impacto em nossa realização pessoal, pois todos nós, sem exceção, desejamos nos sentir amados, valorizados e ouvidos.

Porém, essa é uma das áreas mais desafiadoras da nossa vida, já que um relacionamento é constituído por duas pessoas com valores, histórias e crenças tão diferentes. Por isso, alinhar as expectativas do casal é muito importante para se alcançar a Alta Performance nessa área da vida e buscar equilíbrio em todas as outras.

Produtividade e performance

No final do dia, você consegue celebrar seus feitos e ter a sensação de dever cumprido? Você entrega o que promete, no tempo e na qualidade que gostaria? Você usa o seu tempo da melhor maneira, ou, falta tempo no fim do dia?

Um dos maiores desafios do ser humano hoje é produtividade e performance, aprender a se desconectar das distrações e focar naquilo que realmente importa, é tarefa difícil.

Quantas vezes na vida a gente começa alguma coisa e não termina, acaba largando pela metade? Eu sempre digo que as pessoas que vão até o fim naquilo que começam, são pessoas de ação, pessoas de Alta Performance.

Atingir o equilíbrio na produtividade te permite ser uma pessoa com mais satisfação pessoal, qualidade de vida e presença no que quer que realize.

Família

Quanto tempo você realmente tem dedicado à sua família? Quando você está com eles, você está presente de fato? Você se coloca à disposição quando eles precisam e não só em datas comemorativas?

A maior parte do tempo em nossas vidas, gastamos com os nossos familiares, e ter tempo de qualidade com eles é primordial, pois é na família que construímos a base de todas as nossas relações.

Por isso, se algo não vai bem em nosso seio familiar, vamos sempre achar que está faltando algo e, quando perdemos essa conexão, nos desconectados de tudo.

Intelectual

O quanto você se atualizou e se desenvolveu nos últimos anos? Tem investido tempo e dinheiro em si mesmo? Reserva um tempo da sua vida para ler e se aplicar?

Estamos em um mundo cada vez mais ágil e cheio de informações e, você já se questionou como lida com essa realidade?

Ter um espírito de aprendiz é fundamental se você não quer ficar para trás e acompanhar a evolução do mundo desenvolvendo novas competências e habilidades.

O seu futuro depende de você, e quando você busca a melhor versão de si mesmo através de investimento pessoal e atualizações, você fica mais próximo de alcançar a Alta Performance.

Espiritualidade

Quão feliz você se sente hoje em relação à sua espiritualidade? Se sente energizado em seu dia a dia? Está motivado e feliz? A sua vida tem sentido?

Quando falo em espiritualidade, não estou falando de religião, mas sim daquilo que você acredita que pode te transcender e te ajudar a enfrentar as situações mais difíceis da sua vida.

Talvez junto com a saúde física, a espiritualidade seja uma das áreas mais negligenciadas, pois sempre acreditamos que outras coisas são mais importantes.

Mas, se não estamos conectados com nosso propósito de vida, se não nos sentimos felizes e motivados, não realizamos nada, nossa vida passará a não ter sentido gerando um forte impacto em nós e afetando todas as outras áreas.

Financeira

Você usa o seu dinheiro ou é dominado por ele? Consegue viver bem com o que ganha? Sobra dinheiro no fim do mês e, tem reservas financeiras para possíveis emergências?

Lidar com dinheiro é algo difícil para todos nós, mas alcançar equilíbrio nessa área é o que nos permite ter tranquilidade para vivermos bem.

Se você tem um padrão de vida adequado com o que ganha e não vive preocupado em se exibir para os outros, está no caminho certo, pois ter uma boa relação com o dinheiro te aproxima de uma vida de Alta Performance.

Muitas pessoas acreditam que a solução de todos os problemas é uma vida financeira com prosperidade, mas, se você não tiver inteligência emocional para lidar com o dinheiro, de nada adianta.

Profissional

Você está satisfeito com a sua vida profissional? É prazeroso para você acordar todos os dias e ir trabalhar? Por que você trabalha? Consegue realizar seus sonhos profissionais? 

O nosso trabalho ocupa boa parte de nossas vidas e se não formos felizes profissionalmente, imagina o quão pesado será nossas vidas..

Quando encontramos nosso propósito de vida e ele está alinhado com nosso trabalho, nossa contribuição para o mundo é gigantesca, pois passamos a realizá-lo com Alta Performance.

Se você já ouviu falar de ikigai, sabe do que eu estou falando, pois o ikigai é exatamente isso: quando você encontra o motivo que te faz levantar da cama todos os dias, realizando sua missão no mundo e, ainda, sendo pago por isso.

 

Uma das maiores características das pessoas de sucesso é que elas têm foco e determinação, então, se você chegou até aqui, significa que você está no caminho certo, rumo à Alta Performance.

E se depois dessa leitura você ainda sente que precisa mudar algumas áreas da sua vida, mas não sabe como, te convido a conhecer o APP – Alta Performance Pessoal, o treinamento que já transformou a vida de milhares de pessoas.

O APP vai te ensinar estratégias para equilibrar as 8 áreas da vida buscando Alta Performance, treinando sua mente para atingir suas metas e realizar seus objetivos e, principalmente, te ajudar a sustentar todas as mudanças.

#Atitude que te move

Até a próxima!

Um abraço, 

Paulo Alvarenga (P.A.)