Quantas vezes na vida você já definiu metas e objetivos e não conseguiu realizá-los ou tirá-los do papel? E talvez tenha até se perguntado: o que falta para eu alcançar minhas metas?

“Insanidade é fazer sempre as mesmas coisas esperando resultados diferentes”. Certamente você já ouviu essa frase e, ela traduz exatamente o seu questionamento, pois nada adianta almejar resultados extraordinários e agir sempre da mesma maneira.

Para sairmos do lugar, precisamos agir e, para sabermos o que é preciso fazer, precisamos definir as nossas metas

Há quem não goste de pensar a longo prazo, mas saber onde se quer chegar é fundamental para que se consiga de fato chegar onde se quer.

Se você quer saber como alcançar suas metas, o artigo de hoje vai lhe mostrar o que é necessário mudar e fazer de diferente, traçando uma visão de futuro e levando você a refletir que para conseguir chegar onde se quer é preciso saber exatamente qual é esse lugar.

E por que é tão importante ter metas?

Segundo o filósofo Sêneca, “Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável”. Quantas pessoas, ou, até mesmo você,  trabalha, se esforça, está sempre ocupado, mas não consegue realizar as metas que traçou?

Isso acontece justamente porque você não sabe o que quer e, acaba gastando energia e esforço com o que não traz resultados efetivos. E mesmo que você se esforce, trabalhe e esteja sempre ocupado, será bem difícil alcançar suas metas.

Estabelecer metas é extremamente importante pois condicionamos o nosso cérebro, já que ele é completamente seletivo.

Imagine só a quantidade de pensamentos e informações que recebemos ao longo do dia, agora, imagine se o nosso cérebro tivesse que guardar todas essas informações? Ele não suportaria e, por isso mesmo, seleciona apenas aquilo que é mais significativo. 

Logo ter metas é tão importante, pois dessa forma nosso cérebro começa a prestar atenção somente ao que de fato é relevante.

É muito fácil notar isso: quando você decide comprar um carro e escolhe o modelo, começa a enxergá-lo em todos os lugares, mas isso não significa que todas as pessoas resolveram comprar o mesmo carro que você, apenas que seu cérebro começou a prestar atenção.

E aí, que tal começar agora a dar os passos definitivos para alcançar suas metas?

Entusiasmo, não motivação

Saber a motivação por trás das metas que você quer alcançar é fundamental, mas há algo mais importante que motivação: entusiasmo.

Motivação vem de fora, entusiasmo vem de dentro. Mas, entusiasmo nada tem nada a ver com otimismo e, muitas pessoas confundem os dois, como se estar entusiasmado fosse simplesmente estar feliz com um sorriso enorme pregado no rosto.

Entusiasmo é aquilo que move você a fazer o que deseja, que o leva a ultrapassar os obstáculos que impedem de alcançar suas metas.

Em meu livro, #Atitude que te Move ,eu falo bastante sobre isso em A mecânica do Entusiasmo, mostrando ao leitor que uma pessoa com entusiasmo pode quebrar qualquer barreira.

Vou te dar um exemplo que gosto bastante: você já viu um atleta de alta performance entrando em cena para vencer? Geralmente ele tem a visualização do pódio e carrega consigo entusiasmo que o move a conquistar sua meta.

Se ele tem entusiasmo, dificilmente ficará vulnerável ao ambiente. Pois imagina esse atleta jogando no campo adversário, recebendo várias vaias, se ele estiver sem entusiasmo, provavelmente terá interferência em sua performance.

Quando estamos entusiasmados, essa energia vem de dentro e, portanto, não precisamos dessa motivação de fora. O motivo está conosco e, independentemente do ambiente, sabemos o que queremos.

Entusiasmo é ação, é fazer você se mover em direção às metas que quer alcançar.

Escreva sua meta num papel

Como você já sabe, nosso cérebro recebe muitas informações, mas é completamente seletivo e, só começa a prestar atenção naquilo que expressamos a ele como realmente importante.

Depois de um tempo, aquilo que você determinou como meta pode cair no esquecimento se você não tiver anotado de forma clara em algum lugar, e levá-lo ao círculo vicioso de se esforçar muito, trabalhar, se manter ocupado, não alcançar suas metas e ainda se perguntar o porquê.

Ao escrevê-la você utiliza uma outra área do cérebro que facilita a memorização e o foco.

Mas ter foco é uma das habilidades mais difíceis de se conquistar hoje e, se você já se distraiu lendo esse artigo, imagina não anotando suas metas.

Saiba que normalmente uma pessoa pode ficar distraída 40% do tempo quando lê um texto, por essa razão é preciso resistir se você quer alcançar suas metas.

Daniel Goleman, autor best-seller de Inteligência Emocional, diz que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo e cheio de distrações no qual vivemos.

Foco é uma  ferramenta fundamental, é o que diferencia uma pessoa comum e mediana de uma pessoa de sucesso que realiza todas as metas com alta performance.

Então já sabe né?! Se quiser tirar suas metas do papel e não deixá-las cair no esquecimento das milhões de coisas que realiza ao longo do dia, é preciso escrevê-la!

Seja determinado e comprometa-se

Trabalhar o foco também ajuda a ter determinação, e, se manter determinado, é o que pode se tornar mais difícil a longo prazo.

Quem já não esteve em treinamentos motivacionais e saiu acreditando que estava pronto para encarar a vida cheio de determinação, só que nem bem chegou em casa e já estava de volta ao estado normal?

Por isso, ter foco ajuda você a se manter conectado com as metas que quer alcançar e não acabar desestimulado e desanimado por eventuais problemas que possam surgir ao longo da caminho.

O que também ajuda na realização das suas metas é se comprometer de forma pública com elas, ou seja, anunciando-as para seus amigos, familiares, ou a quem você sentir confiança.

Estudos comprovam que quando anunciamos nossa metas temos 10 vezes mais chances de alcançá-las. Portanto, não perca tempo, faça logo acontecer.

Tenha paciência

Algumas metas que desejamos alcançar são objetivos de longo prazo, que podem demorar muitos meses ou, até anos, como por exemplo, o financiamento da casa ou carro.

E para isso é necessário trabalhar uma virtude: a paciência. Serenidade e equilíbrio para entender principalmente que você  terá que lidar com a gestão de tempo para alcançar suas metas.

E por isso trabalhar todos os outros passos ajuda na construção e na preservação da sua meta: buscando sempre entusiasmo, escrevendo e se possível, deixando em lugar visível sua meta, tendo comprometimento, foco e determinação.

É preciso entender e internalizar que assim como a meta de curto prazo passa por processo, as de longo prazo também.

Querer adiantar esse processo pode trazer muita dor de cabeça e não ajudar em nada, pelo contrário, te distanciar do seu objetivo final, com uma enorme chance de dar errado.

Ficar impaciente diante de uma meta de longo prazo pode gerar uma série de problemas que dificultam nesse processo: ansiedade e insegurança.

Esteja sempre alerta

É normal que ao longo do caminho, principalmente no que diz respeito às metas de longo prazo, surgirem problemas.

O que fazer então? Nem pensar em abandoná-la ou desistir, pois você já aprendeu que foco e determinação é tão importante para alcançar suas metas quanto o sentimento da realização.

Por isso, quando perceber que algo está impedido e atrapalhando você, dê atenção, não faça de conta que problemas não surgiram pelo fato de você ter seguido todos os outros passos.

Talvez seja necessário mudar de estratégia ou até mesmo o processo, mas fazer isso tendo consciência é muito mais eficaz do que agir no piloto automático.

É preciso ficar atento e alerta se seus comportamentos, atitudes e ações estão em comunhão com os suas metas.

Observe se no meio do caminho não aparecem crenças limitantes, modelos mentais que estejam lhe sabotando e impedindo que você continue caminhando em direção aos seus sonhos, objetivos e metas.

Mas como permanecer focado para alcançar suas metas?

Alcançar metas é algo profundamente prazeroso, é um sentimento inexplicável e que todos nós, sem exceção, gostamos de sentir.

Mas como permanecer focado em suas metas, sejam elas de curto, médio e principalmente longo prazo, diante de uma vida atribulada na qual todos nós vivemos?

Mesmo que você tenha muita determinação, é necessário desenvolver outras habilidades para lidar melhor com questões que nenhum de nós está livre de ser acometido e, que nos impedem de caminhar em direção às nossas metas: ansiedade, insegurança, falta de tempo, insatisfação profissional, baixa autoestima, procrastinação..

Por isso, se você quer se aprofundar mais nesse tema, e desenvolver todas as habilidades que são necessárias para alcançar suas metas, conheça o meu treinamento  APP – Alta Performance Pessoal, que já impactou a vida de milhares de pessoas.

O APP vai te possibilitar fazer as mudanças estratégicas que você precisa. Transformações que podem ser a chave para o seu sucesso, entendendo que todas as áreas da sua vida precisam estar em equilíbrio para que você atinja a alta performance.

Se você quer ser impactado também, venha conhecer meu treinamento!

#Atitude que te Move!

Um abraço,

Paulo Alvarenga (P.A.)