Você cultiva aquela crença de que para ter hábitos saudáveis é preciso ter tempo?

Talvez você faça parte daquela parcela de pessoas que ainda acreditam que só é possível ter uma vida saudável se tiver tempo livre.

Mas felizmente esse modelo mental pode ser desconstruído, pois existem ideias simples que podem ser adotadas no dia a dia de qualquer pessoa tornando a rotina mais saudável.

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que o dia poderia ter mais de 24 horas? Parece ser impossível fazer tudo o que precisamos não é mesmo?

Mas ao contrário do que muitos pensam levar uma vida saudável depende de pequenas atitudes.

Para acabar com aquela desculpa de falta de tempo, crie pequenos hábitos e rituais, pois eles são mais fáceis de serem incorporados à rotina, ao invés de traçar metas inatingíveis.

Como cito em meu livro, “Estabelecer um ritual envolve o mínimo de organização. Ele pode até não resolver todos os seus problemas, mas desenvolve o hábito, cria uma rotina. E, quando você começa a perceber o benefício desses novos hábitos, isso muda você”.

E é exatamente através de hábitos saudáveis que conseguiremos ter uma vida mais equilibrada.

Vamos contar uma nova história?

Esqueça aquelas listas imensas de promessas que você sabe que não vai cumprir, aquelas dietas impossíveis que só te distanciam do seu objetivo, elas são sabotadores e só impedem que você tenha hábitos mais saudáveis.

O que trago são ideias simples que incorporadas à rotina trazem mais performance para sua vida. Não são grandes mudanças, mas pequenas atitudes que farão você encontrar equilíbrio.

Quer ter mais tempo para cuidar de si e ter hábitos saudáveis?

1.      Tenha um sono de qualidade

Que dormir bem é fundamental para ter uma vida saudável, todos nós sabemos, o que talvez não façamos, seja priorizar com qualidade nossas horas de sono. Uma noite de sono bem aproveitada traz benefícios que vão além do descanso físico.

Estudos recentes comprovaram que a melatonina produzida durante o sono, traz benefícios ainda maiores que o de regular o sono, ajuda no controle da hipertensão e diabetes, reduz crises de enxaqueca e ajuda até no emagrecimento.

Segundo a Fundação Nacional do Sono, ter rituais antes de dormir te ajuda a ter um sono de qualidade, por isso, criar ambientes propícios é muito importante para que seu cérebro entenda que é de fato hora de dormir.

O que você precisa é criar um ambiente relaxado. São muitos os artifícios que nos mantêm ligados ao longo dia, e que à noite não devem nos acompanhar na cama. Desligar celulares, notebooks e TV é essencial, o silêncio é amigo do sono e esses rituais ajudam a criar rotina.

São muitos os rituais que podem lhe proporcionar um sono de qualidade, e cada um vai encontrar a forma que mais adequa a si mesmo, o importante é não perder de vista que é preciso começar!

Lembre-se sempre, são pequenas atitudes que criam novos hábitos.

2.      Movimente seu corpo

O que você acredita que seja uma atividade física?

Talvez você ainda tenha a crença de que praticar atividade física seja somente ir à academia, virar um corredor maratonista ou pedalar muitos quilômetros. Você está enganado!

Mesmo que não seja esse seu objetivo, saiba que nenhum atleta de alta performance começou praticando em altos níveis, eles começaram como eu e você, um pouco a cada dia.

Movimentar o corpo é tão importante quanto praticar atividade física. Existem pequenas coisas que você pode fazer que irão aumentar a chance de você ter hábitos mais saudáveis.

Você sabia que qualquer atividade física já lhe garante 23% a mais de produtividade no trabalho? Segundo uma matéria da International Journal of Workplace Health Management, pessoas que se exercitam são mais produtivas.

Incluir uma atividade física no seu dia a dia não rouba seu tempo, é justamente o contrário, você o aproveita de maneira melhor.

A endorfina alivia o estresse, a serotonina melhora o humor e a memória, e a dopamina estimula a competitividade.

Que tal trocar o elevador por alguns lances de escadas? Saltar uma estação ou um ponto antes do seu destino? Trocar o carro pela caminhada na hora do almoço? Brincar com os filhos ou passear com seu pet?

Como digo em meu livro: “O princípio da produtividade é a consistência.”

Não adianta colocar uma meta de ir à academia todos os dias se você sabe que vai se sabotar. Nosso cérebro entende um novo hábito quando o realizamos todos os dias, mesmo que sejam poucos minutos.

Outra dica simples, são os alongamentos, eles ajudam a oscilar nossa energia, e você só precisa de poucos minutos. Faça pausas durante sua jornada de trabalho, alongue seu corpo de forma consciente, isso ajuda a oxigenar o cérebro.

Comece praticando aos poucos e vá aumentando gradativamente. Cada um sabe de seus próprios limites, mas não lhe coloque limitações. E lembre-se, são pequenas atitudes que criam novos hábitos.

3.      Tenha uma alimentação consciente

Por que algumas pessoas acham tão difícil se alimentar de maneira saudável?

Com certeza você já deve ter se questionado sobre isso, e que bom! Para mudar de atitude e ter hábitos saudáveis é preciso de consciência, muito mais do que tempo.

A maioria de nós tem uma rotina muito acelerada e sobrecarregada. São agendas cheias, compromissos em lugares variados, relacionamentos, estudos e outras infinitas situações.

E diante desse cenário, onde menos colocamos atenção é no que estamos comendo.

Existe um paradoxo muito grande entre alimentação saudável versus rotina. Justificamos-nos o tempo todo, relacionando nossa má alimentação e nossos maus hábitos à falta de tempo.

Novamente eu digo: pequenas atitudes criam novos hábitos!Se você deseja ter hábitos mais saudáveis e uma vida equilibrada, você precisa se importar com o que está comendo.

Segundo um estudo da Universidade de Washington, a má alimentação vem causando mais mortes que o tabaco. E esse número aumentou, decorrentes de alimentações desregradas que são de fácil acesso e que estão disponíveis em qualquer lugar.

Que atitude te move?

  • Não deixe para segunda-feira. Quer uma mudança efetiva em sua vida? Comece agora! Não deixe para depois!
  • Faça sempre boas escolhas com poder de decisão. Somos aquilo que comemos, se você só ingere alimentos ruins, tenha consciência que você será reflexo deles, a matemática é simples.
  • Esteja próximo às pessoas saudáveis, somos muito influenciados pelo ambiente. Se no seu círculo de relações você está cercado de pessoas com maus hábitos, a chance de você se alimentar de maneira ruim é muito grande. E o contrário também acontece.

É preciso mudar de postura se você quer ter qualidade de vida. Nunca perca de vista que são as pequenas atitudes que criam novos hábitos.

Como escrevi em meu livro, “As historinhas que contamos a nós mesmos no dia a dia muitas vezes nos impedem de adotar novos comportamentos. Elas impedem que realizamos algo ou então corroboram com a existência de uma  crença limitante.”

4.      Crie uma rotina para se conectar com você

Você carrega aquela falsa ideia de que ter hábitos saudáveis esteja apenas ligado à atividade física e à alimentação?

Sem sombra de dúvida, esses dois fatores são muito importantes, mas além do corpo físico precisamos equilibrar e cuidar de outros hábitos, que não são tão visíveis, mas que têm forte impacto em nossas rotinas.

Existem algumas práticas que podem nos ajudar a construir essa conexão mais profunda, pois quando estamos mais conectados, ficamos mais suscetíveis a ter hábitos saudáveis.

A meditação pode ser uma alternativa, mas se você não se sentir seguro, apenas comece o dia criando uma rotina de preparação mental, que te mantenha positivo e estimulado.

Existem métodos muito simples que podem ser adotados por qualquer pessoa. E do que você precisa? Do seu corpo e seu estado de presença.

A respiração consciente é uma delas. Pode parecer besteira, mas a respiração ajuda a oxigenar nossos pensamentos e nos ajuda a estar mais relaxados, o que traz mais conexão, e consequentemente escolhas mais conscientes.

Faça pausas regulares ao longo do dia, se coloque em uma posição confortável, e respire lenta e profundamente algumas vezes. Isso ajudará você a controlar inclusive a ansiedade, que é uma das vilãs na busca por hábitos mais saudáveis.

Faça algo que lhe dê prazer. Isso é primordial para ter mais conexão consigo mesmo. E podem ser coisas bem simples, como por exemplo, encontrar um amigo para conversar, ler um livro, estar com a família.

Reserve um tempo para atividades de lazer que façam bem para a sua cabeça.

Não se esqueça, estar conectado lhe ajuda a ter hábitos saudáveis, pois dificilmente seremos levados pela força dos acontecimentos externos.

5.      Construa relações positivas

Você já deve ter me ouvido dizer que nós somos a média da soma das 5 pessoas com quem mais convivemos, e isso é verdadeiramente um fato.

Olhe ao seu redor, as pessoas com quem convive ou passa a maior parte de seus dias, são pessoas alinhadas com seus valores e propósito de vida?

Se não, é preciso repensar, pois construir relações positivas é muito importante se você deseja ter hábitos mais saudáveis, pois as relações interpessoais são de fato decisivas.

A Universidade de Harvard iniciou um estudo para entender quais fatores tornam as pessoas mais saudáveis, felizes e longevas. E, por mais incrível que possa parecer, todos os fatores estão relacionados às relações positivas que construímos com as pessoas ao nosso redor.

Ter relações tóxicas e negativas causam efeitos nocivos para a nossa saúde e isso influencia diretamente em nossos hábitos, pois as relações positivas não só prolongam nossas vidas, mas também nos protege contra doenças.

E aí, vamos começar agora?

Tenha em mente que ter hábitos saudáveis é um estilo de vida. No início eles podem ser rituais e hábitos, mas depois são incorporados à nossa vida e não precisamos mais nos lembrar constantemente, passamos a agir de maneira consciente.

Espero que o blogpost dessa semana ajude você a desconstruir a crença de que não tem tempo livre para ter hábitos mais saudáveis.

“Faça um pouco mais a cada dia do que você possivelmente pensa que pode.” – Lowell Thomas

E lembre-se: são pequenas atitudes que criam novos hábitos!

Por isso, não deixe para depois, analise agora através da Roda da Vidauma ferramenta de Coaching utilizada pela Crescimentum, onde tem gastado mais tempo da sua vida e descobrir se está  desperdiçando tempo onde não precisa, o que consequentemente te impede de ter hábitos mais saudáveis.

#Atitude que te move!

Um abraço,

Paulo Alvarenga – P.A.